Por Ricardo Bomfim | Valor Econômico
O uso de cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceu 22% na Black Friday de 2021 em comparação com a do ano passado, somando R$ 28 bilhões. Os dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) consideram todas as vendas de bens de consumo realizadas no Brasil nos dias 25 e 26 deste mês.
Na internet, o uso de cartões cresceu 30% no período. Os pagamentos realizados de maneira não presencial já representam aproximadamente 35% de todos os gastos realizados pelo brasileiro no cartão de crédito.
Por setor de consumo, a maior procura nesta edição da Black Friday foi por itens básicos, como alimentos (20% dos gastos em cartões), higiene e beleza.
Já um estudo da GMattos Consultoria com 59 lojas on-line mostrou que, embora o grau de aceitação de pagamentos em crédito, débito e Pix não tenha se alterado durante o período de promoção, compras com “wallets” (carteiras digitais) deixaram de ser aceitas em duas lojas, e o boleto bancário, em três.
Outro destaque é que cinco lojas on-line ofereceram descontos a quem pagasse suas compras por Pix: Electrolux, Loja do Mecânico, MadeiraMadeira, Pão de Açúcar e Lojas Renner.
A Electrolux ofereceu 5% de desconto no Pix; a Loja do Mecânico deu 10% no Pix ou no cartão à vista; a MadeiraMadeira apresentou desconto de 5% no Pix ou no crédito à vista; o Pão de Açúcar ofereceu frete grátis em compras acima de R$ 99 pagas no Pix; e a Renner trouxe 3% off no pagamento com Pix, exceto para alguns produtos.
De acordo com a consultoria, o Pix foi uma das “estrelas” da Black Friday, com grande evidência no mercado. Junto com a ferramenta está o “cashback”, utilizado por cada vez mais lojas, como a Americanas, que destacou seu programa Ame.
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