MASTERCARD ACREDITA QUE PAGAMENTOS NO WHATSAPP DEVEM COMEÇAR NO COMEÇO DE 2021

Por Valor Econômico | Fernanda Bompan

   O presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul, João Pedro Paro Neto, disse acreditar que o pagamento via WhatsApp deve começar a funcionar no primeiro trimestre de 2021. Em almoço virtual com jornalistas nesta terça-feira, Neto disse que a última reunião com o Banco Central (BC) foi promissora e a fase de dúvidas e ajustes está perto do fim.

   “[O início do pagamento via Whatsapp] para este ano não é possível, não vai dar tempo, mas tenho certeza que no começo do ano que vem sim”, afirmou. “Uma aposta é que seja no primeiro trimestre de 2021”, acrescentou.

   No fim de junho deste ano, quase uma semana depois do serviço de pagamentos via WhatsApp, aplicativo de mensagens do Facebook, ser lançado, ele foi suspenso por decisão do Banco Central, sob a justificava de que a realização das transações sem a supervisão adequada do regulador poderia gerar “danos irreparáveis” ao Sistema de Pagamentos Brasileiro.

   Conforme noticiado pelo Valor na ocasião, a decisão do BC agradou aos concorrentes, que pediam a supervisão do regulador para a operação e argumentavam que ela poderia ser considerada anticompetitiva. Causou, porém, indignação aos participantes do serviço, em que Mastercard, além da Visa, assim como Cielo, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi faziam parte.

   Ainda no almoço, Neto minimizou os efeitos que o Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos capitaneado pelo BC, pode trazer para a empresa.

   “Pix é mais uma forma de pagamento. Ainda não podemos tomar conclusão com menos de um mês de operação (…) O que consigo dizer é que os comportamentos de consumo apresentados até agora são diferentes. É uma forma que ajuda a combater uso de dinheiro. Eu não vi nenhum mercado [com um sistema parecido] que ocorreu a destruição da indústria de cartões. Pix é para somar nossos múltiplos pagamentos eletrônicos”, explicou.

   A Mastercard Brasil não apresenta os resultados gerais locais, mas Neto se disse “feliz” como o balanço de 2020. “O mercado como um todo deve crescer entre 11% e 12%, o que é positivo, não muito longe do crescimento esperado antes da pandemia, de 20%”, disse. Para 2021, ele disse que a expectativa é de um aumento de 16% e 18%.

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